guia-publicacoes

Caracterização das empresas do Brasil e Nordeste

O presente informe tem por objetivo mostrar a distribuição da população de empresas no Nordeste do Brasil por setor e porte e a contribuição dos setores e empresas na geração de empregos, no período 2006 a 2008. As características e mudanças da população de empresas dependem do comportamento de diferentes fatores, como, por exemplo, vocações econômicas, políticas governamentais, ambiente empreendedor, além de expectativas dos agentes econômicos do País.

Por José Varela Donato e Rayssa Alexandre Costa. Publicado por Considerações Sobre a Economia e Setores Produtivos do Nordeste/Banco do Nordeste do Brasil.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Novas empresas no Brasil: taxas e fatores de sobrevivência

A criação de empresas, dimensão importante do empreendedorismo, requer um ambiente de negócios estimulante e a presença de empreendedores dinâmicos, criadores de produtos, serviços e processos inovadores (SHANE, 2008; PARKER, 2009). Na opinião de muitos especialistas, o empreendedorismo constitui motor do desenvolvimento socioeconômico, por quanto estimula inovação, produtividade, competitividade e crescimento econômico, reduz a pobreza, melhora o padrão de vida dos empreendedores, gera emprego, renda e bem-estar (SCHUMPETER, 1961; BAUMOL; LITAN; SCHRAMM, 2007; HOLCOMBE, 2007; SHANE, 2008; PARKER, 2009).


Por José Varela Donato. Publicado por BNB Conjuntura Econômica/Banco do Nordeste do Brasil.

BAIXE A PUBLICAÇÃO