guia-publicacoes

Capacidades operacionais, desempenho e alinhamento estratégico em micro e pequenas empresas do nordeste brasileiro

O objetivo geral deste artigo é avaliar quais são as capacidades mais importantes para as estratégias de operações das MPE nordestinas, se o grau de importância dado a cada capacidade influencia o desempenho das mesmas, bem como se as empresas apresentam alinhamento estratégico.

Por Fernando Luiz Emerenciano Viana, Roger Augusto Luna, Camilla Cruz de Carvalho, José Varela Donato. Publicado por XL Encontro da ANPAD 2016/Anais do EnANPAD.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Empreendedorismo e estratégia (Livro)

O empreendedorismo constitui um processo que contribui para que as empresas tenham capacidade de inovação e melhoria contínua, o que representa um fato propulsor de uma economia inovadora e competitiva, geradora de riqueza, prosperidade e bem-estar social. Por sua vez, a criação de empresas é uma dimensão importante do empreendedorismo, requerendo para o seu desenvolvimento um ambiente estimulante e a presença de empreendedores capazes de aproveitar e até mesmo criar oportunidades de negócios

Por José Varela Donato. Publicado por Banco do Nordeste do Brasil.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Conflitos e obstáculos operacionais em gestão de projetos inovadores

Este artigo objetiva descrever o modo como conflitos e obstáculos operacionais se manifestam em gestão de projetos inovadores em um banco de desenvolvimento (BD). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e exploratória; a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com consultores e gerentes de projetos e de documentos do Banco de Desenvolvimento sobre gestão de projetos; as entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo com uso do software Atlas.ti. Este estudo revelou que a gestão de projetos, em seu novo modelo implantado, depara-se com dificuldades semelhantes àquelas presentes nas hierarquias tradicionais. Observou-se que conflitos relacionados a interesses, valores, aspectos psicológicos e obstáculos operacionais são intrínsecos ao ciclo de vida de projetos inovadores, cuja implantação, para ser eficaz, requer muita capacidade política de seus líderes.

Por José Varela Donato, Edson Keyso de Miranda Kubo e Carlos Roberto Domingues. Publicado por Revista de Administração da UFSM/Universidade Federal da Santa Maria.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Estratégia e vantagem competitiva

O artigo tem por objetivo descrever o processo de desenvolvimento das estratégias e vantagens competitivas de duas empresas, bem como as barreiras à entrada por elas enfrentadas no setor de refrigerantes no Estado do Ceará. Trata-se de pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, em que a interpretação desempenha papel crucial na análise dos dados, que se constituem principalmente de textos. Os resultados mostram que a competição ocorreu em todos os segmentos da cadeia de valor das empresas; uma estratégia de liderança em custo foi eficaz para a entrada no mercado, mas impeditiva ao crescimento diante das mudanças no perfil econômico e estilo de vida dos consumidores; os recursos intangíveis e capacidades de executar com eficiência as atividades na cadeia de valores foram vantagens competitivas mais sustentáveis e valiosas para o desempenho de novas empresas. Finalmente, os resultados da pesquisa sugerem que a elaboração e avaliação de projetos de criação de empresas devem incorporar variáveis como aumento do número de firmas e suas taxas de sobrevivência e mortalidade, custos de entrada, utilização de capacidade e movimentos competitivos em espaços geográficos mais amplos.

Por José Varela Donato. Banco do Nordeste do Brasil. Publicado por REN Revista Econômica do Nordeste/Banco do Nordeste do Brasil.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Empreendedorismo e estratégia

Tese apresentada à Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, como requisito para obtenção do título de Doutor em Administração de Empresas.

Por José Varela Donato. Não publicada.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Poder gerencial e criatividade no trabalho

Este artigo tem por objetivo analisar como o poder gerencial interfere sobre a criatividade dos funcionários, através de um estudo de caso em uma organização estatal. O estudo buscou identificar o significado e as formas pelas quais o poder se manifesta na organização pesquisada e, em seguida, quais as conseqüências do poder gerencial no uso da criatividade pelas pessoas. Conclui-se que há uma predominância do poder baseado nas responsabilidades do cargo e na hierarquia, o qual bloqueia a criatividade das pessoas e, em conseqüência, as possibilidades de inovação e desenvolvimento organizacional e pessoal.


Por Ana Telma Sobreira Monte e José Varela Donato. Publicado por Revista Anima/Faculdade Integrada do Ceará.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Construção democrática de princípios e políticas de desenvolvimento humano

Este artigo apresenta, técnica e metodologicamente, os principais resultados de uma experiência de construção participativa de princípios e políticas de gestão de pessoas em um banco estatal de desenvolvimento regional (Banco do Nordeste do Brasil S.A. — BNB), como etapa inicial do processo de planejamento da gestão de pessoas na organização. O projeto do Seminário de Relações de Trabalho também veio mostrar, na prática, a viabilidade de uma forma de governança organizacional democrática e participativa em toda a sua amplitude.

Por Adriano César Rosa da Costa, Eleazar de Castro Ribeiro, José Varela Donato, Marcos Antonio Martins Lima e Marcos Marinelli. Publicado por RAP Revista de Administração Pública/Fundação Getúlio Vargas.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

A influência da cultura organizacional no planejamento estratégico

Este artigo analisa a influência da cultura organizacional no planejamento estratégico, através do estudo de caso em um banco de desenvolvimento regional. Explicita-se a cultura organizacional,a partir do arcabouço teórico de Schein. Finalmente, analisa-se o processo de planejamento estratégico e conclui-se que a cultura organizacional o influenciou de maneira marcante: na percepção de sua necessidade, na estrutura montada para animar o processo, na sua metodologia e na definição da missão e objetivos da organização pesquisada.

Por José Varela Donato. Publicado por Políticas Públicas e Sociedade/Universidade Estadual do Ceará.

BAIXE A PUBLICAÇÃO

Planejamento estratégico e cultura organizacional.

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Área de Concentração: Organizações e Gestão), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração.

Por José Varela Donato. Não publicada.

BAIXE A PUBLICAÇÃO