Preparando-se para empreender a ação coletiva para promoção do bem comum

Objetivos do Curso

A qualidade da liderança possui importância crucial no desempenho de organizações. Este curso tem o objetivo de desenvolver capacidades que permitam ao líder público entrar em ação, empreender, desenvolver e mobilizar pessoas para promoção do bem comum.

O programa desenvolve papéis de liderança de modo que resulte, da ação do líder empreendedor: servidores públicos mais capazes, motivados e produtivos; organização mais inovadora, competitiva e com serviço de qualidade; e uma relação íntegra destes atores com o público.

Quando ministrado in company, os objetivos e importância do curso incorporam também a oportunidade de sintonizar a equipe, reconhecer desafios, refinar ideias e criar unidade de propósito em torno de um projeto de governo.

Com base nos fundamentos sobre motivação, liderança e empreendedorismo, serão desenvolvidas capacidades para desempenhar complexos papéis do líder:

  • liderar com estratégias éticas de poder e política;
  • criar uma cultura íntegra de alto desempenho;
  • construir comunicações eficazes com os servidores e o público;
  • negociar com base em princípios;
  • mobilizar a energia dos servidores;
  • projetar e implantar inovações e mudanças;
  • liderar o processo estratégico.
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Público

Prefeitos, vereadores, secretários municipais; diretores, assessores e técnicos de secretarias e organizações públicas; líderes comunitários; empresários, diretores de empresas e líderes de projetos.

 

Metodologia

Serão empregados os seguintes métodos de ensino-aprendizagem:

  • exposição de teoria, conceitos fundamentais, pesquisas e referências;
  • autoavaliação;
  • aplicação no trabalho e aplicação conceitual;
  • questão de pensamento crítico;
  • estudo de caso;
  • exposição e análise de vídeos;
  • desenvolvimento de habilidades.

 

Carga horária

32 horas

 

Professor

José VARELA Donato, Doutor em Administração de Empresas (Estudos Organizacionais)/FGV-SP, Mestre em Administração de Empresas (Organizações e Gestão)/UFSC, MBA Executivo em Finanças/UFRJ, Economista/Unifor. Presidente e Consultor da GUIA Estratégia. CLIQUE AQUI e veja o currículo completo.

 

Síntese dos Conhecimentos e Capacidades Desenvolvidos no Curso

Líder Político. Liderar com estratégias éticas de poder e política

Adquirir, empregar e manter o poder eficazmente para influenciar, vencer resistências, fazer negócios, obter clientes, recursos e aprovação, construir aliados e reputação constituem capacidade crucial dos líderes públicos.

 

Líder Criador da Cultura. Criar uma cultura íntegra de alto desempenho

A capacidade de criar, transmitir e mudar a cultura organizacional, condizente com os anseios da sociedade por uma gestão pública íntegra, eficiente, eficaz e direcionada para o bem comum constitui a essência do trabalho do líder público e “a única coisa de real importância que um líder pode fazer”.

 

Líder Comunicador. Construir comunicações eficazes com os servidores e o público

Os líderes públicos necessitam de capacidade para inspirar e influenciar servidores, pares, superiores, público, organizações e outros interessados para obter recursos e clientes, desenvolver projetos compartilhados, construir boa imagem institucional, especialmente em tempos de incertezas, inovações, mudanças e crises.

 

Líder Negociador. Negociar com base em princípios

A capacidade de negociar, para resolver conflitos e divergências e obter consenso nas relações representa um caminho para um consenso favorável às partes e um requisito de líderes públicos eficazes.

 

Líder Desenvolvedor e Motivador. Mobilizar a energia dos servidores

O líder público precisa desenvolver e mobilizar a capacidade criadora dos servidores, buscando equilibrar suas aspirações com expectativas da organização e sociedade, bem como gerenciar relações com superiores.

 

Líder Empreendedor. Projetar e implantar inovações e mudanças

As organizações públicas precisam de líderes empreendedores e com capacidade de gerenciar colaboração de outras organizações, a fim de projetar e implantar inovações e mudanças, algumas das quais requerem esforços de várias organizações.

 

Líder Estratégico. Liderar o processo estratégico

Os líderes públicos necessitam de capacidade para conduzir o processo estratégico, de modo que propiciem às organizações direção, metas, eficiência e uma oferta superior que atendam as expectativas de clientes, consumidores e público.

 

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